domingo, 28 de Abril de 2024  09:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-04-2011

Universidade de Aveiro volta a vencer no 11.º Festival Nacional de Robótica.


A Universidade de Aveiro voltou a obter bons resultados em robótica, conseguindo o primeiro lugar em todas as provas em que competiu, no ...

A Universidade de Aveiro voltou a obter bons resultados em robótica, conseguindo o primeiro lugar em todas as provas em que competiu, no 11.º Festival Nacional de Robótica, que decorreu no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, entre 6 e 10 de Abril.

Todas as cinco equipas da UA em competição, em três das provas do ROBOTICA2011, foram premiadas: três primeiros lugares, um segundo lugar e um terceiro lugar.

A equipa CAMBADA, do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), sagrou-se campeã nacional de Futebol Robótico da Liga dos Médios, pela quinta vez consecutiva e a equipa do Projecto ATLAS, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), obteve o título de Campeã Nacional na prova de Condução Autónoma, pela sexta vez consecutiva, com o robô ATLAS2011.

O grupo do Projecto ATLAS apresentou, ainda, na nova competição "FreeBots" o veículo robotizado ATLASCAR, que obteve o primeiro lugar nessa prova na sequência de apresentações e demonstrações públicas "avaliadas muito positivamente por um júri constituído por destacados representantes académicos e industriais do nosso país".

O robô ATLAS-MV4, apresentado pelo Projecto ATLAS, obteve ainda o segundo lugar na prova de Condução Autónoma, e robot Zinguer, apresentado pelo DETI, obteve o 3.º lugar nessa mesma competição.

Estes resultados "não deixam assim quaisquer dúvidas quanto à afirmação da Universidade de Aveiro no panorama da robótica de competição". A equipa de futebol robótico CAMBADA (Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture) disputou a liga de futebol robótico, dos robôs médios e venceu um total de seis jogos, assegurando o 1.º lugar na competição pelo quinto ano consecutivo.

Os robôs marcaram um total de 58 golos e não sofreram nenhum. No jogo da final, frente à equipa ISocRob do Instituto Superior Técnico, a equipa CAMBADA "venceu de forma peremptória por uns expressivos 14-0".

A equipa do Projecto ATLAS, constituída essencialmente por alunos de Mestrado e Doutoramento do Departamento de Engenharia Mecânica, apresentou três equipas nas competições do ROBOTICA2011: duas na prova de Condução Autónoma e uma (o ATLASCAR) que "deu que falar na nova prova do Festival" designada FreeBots. Há seis edições que a equipa do Projecto ATLAS, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, se sagra campeã nacional na prova de condução autónoma.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®